Doutor CT operacional Scanner

Densitometria Óssea Digital

Conheça o exame

A densitometria óssea é um exame indolor e seguro (com duração aproximada de 15 minutos), que possibilita o diagnóstico por imagens, semelhante às dos raios X e que consegue detectar precocemente sinais de perda de espessura óssea e mineral.

A densitometria óssea é usada para analisar possíveis perdas de massa óssea que podem indicar osteopenia ou osteoporose.

 

O exame é muito utilizado para avaliar se o paciente tem osteopenia (perda de massa óssea que pode indicar predisposição à osteoporose) ou então osteoporose (doença caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas). A grande vantagem da densitometria óssea é justamente a capacidade de detectar a perda mineral em um estágio inicial, quando ainda não pode ser visualizada pelo exame de raios X.

Preparativos e recomendações

Alguns exames precisam de um preparo prévio para serem realizados e, por isso, é muito importante que você siga as instruções a seguir de acordo com o exame que irá fazer.

Densitometria Óssea
  • Não ingerir pílulas ou comprimidos que contenham cálcio nas 24h anteriores ao exame;

  • Não ingerir pílulas ou comprimidos de vitaminas ou suplementos minerais na manhã do exame;

  • Não ter realizado nenhum procedimento com contraste intravenoso, estudos de bário ou estudos de medicina nuclear durante 7 dias que antecedem o exame de densitometria.

Densitometria Óssea Digital

Você sabia que o processamento da imagem digital é muito mais rápida em relação ao método tradicional? Isso acontece porque as imagens são 100% digitais e não precisam passar pelo processo de revelação de filmes radiológicos.

O exame de densitometria óssea digital permite que as imagens sejam capturadas, armazenadas e enviadas rapidamente, estando disponíveis para a interpretação do médico radiologista com maior agilidade.

Isso beneficia tanto o médico quanto o paciente, que pode necessitar do exame em situação de emergência. 

Entre as principais vantagens da densitometria óssea digital estão a qualidade superior da imagem e processamento mais veloz em relação ao processo analógico.

As imagens digitais são mais detalhadas e permitem que profissional ajuste a nitidez, contraste ou até mesmo dê zoom para facilitar a visualização e precisão do diagnóstico.

O médico também pode contar com softwares específicos para conversões negativo/positivo, subtração das imagens para identificar lesões, a equalização por histograma para acentuar detalhes, entre outros.

Agende agora sua densitometria óssea.