Doutor CT operacional Scanner

Mamografia Digital

Conheça o exame

A mamografia ou mastografia é uma radiografia das mamas, um exame de diagnóstico por imagem pertencente à classe dos exames complementares, ou seja, exames adicionais em relação àqueles chamados de exames de rotina, sendo um dos principais meios para o diagnóstico do câncer de mama.

 

Pesquisas indicam que graças à mamografia, a taxa de mortalidade entre as mulheres por câncer de mama vem sendo reduzida de forma acentuada, ao longo dos anos.

O exame, recomendado a ser realizado bienalmente ou anualmente, identifica microcalcificações, assimetrias, nódulos ou lesões nas mamas, que não seriam possíveis de identificar com a simples palpação.

 

Mamografia digital
Preparativos e recomendações

Alguns exames precisam de um preparo prévio para serem realizados e, por isso, é muito importante que você siga as instruções a seguir de acordo com o exame que irá fazer.

Mamografia
  • Trazer exames anteriores para estudo comparativo

A mamografia digital, diferente da mamografia convencional, produz imagens digitais, que podem ser armazenadas e recuperadas digitalmente e, com isso, permite ao radiologista ajustes das imagens durante o exame, graças ao uso de softwares que auxiliam na detecção de lesões ou permitem realçar ou ampliar alguma área.

A mamografia digital melhora a qualidade do exame, as imagens possuem mais contraste, podem ser ampliadas, facilitando a identificação de lesões e nódulos, tornando o diagnóstico mais confiável e preciso quando comparado à mamografia convencional.

O exame digital tem a capacidade de captar tumores muito pequenos, inclusive em mamas mais densas, ou seja, que possuem um maior número de glândulas, tornado a versão digital altamente recomendada para mulheres mais jovens (antes dos 50 anos), pois a densidade das mamas costuma ser maior entre elas.

Além da precisão no diagnóstico, a mamografia digital proporcional uma maior segurança e conforto para a mulher, devido à edição das imagens digitalizadas resultarem em menos tempo para a realização do exame e menos radiação para quem precisa passar pela mamografia digital pois, com uma única imagem, os profissionais de saúde podem analisar o conteúdo das mamas a partir de diversos ângulos e perspectivas.

Ainda em relação ao maior conforto, o mamógrafo não precisa apertar tanto as mamas quanto acontece em um exame convencional.

Agende agora sua mamografia digital.